CREF
078581 G/SP

Newsletter

Inscreva-se para receber atualizações e conteúdos de saúde.

Criadora da De olho no movimento®

Mariana Rosada

Eu acredito no movimento. Não só no movimento da vida, do corpo e de tudo o que existe a nossa volta, mas no movimento que nós, profissionais da saúde, podemos causar no bem-estar e na qualidade de vida da população em geral, através da expansão da
atuação transdisciplinar.

Desde 2011 oriento atividades físicas para pessoas com diagnóstico de doenças e lesões na coluna, ombro, quadril, joelho, e tornozelo.

De lá para cá minha paixão pelo estudo das lesões do aparelho locomotor só aumentou, o que me motivou a buscar uma Pós-graduação nesta área.

Após finalizar minha Especialização em Ortopedia Multiprofissional no Hospital Israelita Albert Einstein em 2014, percebi a necessidade de romper barreiras na atuação dos profissionais de educação física neste segmento.

Segui me aperfeiçoando, dando aulas nesta mesma Pós-graduação que me formei e me envolvendo com palestras e cursos para outros profissionais. Até que em 2017 passei a fazer parte do grupo de pesquisas em aparelho locomotor do Hospital. 

E então, foi durante o meu mestrado que nasceu a ideia do que seria a De Olho no Movimento! Tem sido um longo e árduo processo de amadurecimento pessoal e profissional, sempre com o propósito de fazer a diferença na minha área de atuação visando a saúde coletiva.

O que move a De Olho no Movimento?

As barreiras da comunicação entre médicos, fisioterapeutas e profissionais de educação física, que dificultam a adesão da população à prática de atividades físicas para prevenção e tratamento das doenças e lesões musculoesqueléticas. Como consequência, muitas pessoas podem viver anos com incapacidade por dor lombar, cervical, osteoartrite, dor femoropatelar, dentre outras condições. 

Qual minha missão?

Romper estas barreiras auxiliando profissionais de educação física para que tenham mais capacidade técnica, assertividade e empatia na prescrição do treinamento físico para este público. 

Sabemos que grandes mudanças na prática de atividades físicas passam por ações governamentais, mas no que tange nossa responsabilidade individual, sei que nós, profissionais da saúde, podemos evoluir na atuação transdisciplinar para transformar este cenário.

É incalculável o impacto positivo que podemos criar juntos. Por isso, convido você a vir comigo, de olho na saúde coletiva,  de olho no movimento!  

Formação acadêmica

  • Mestre em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-graduação stricto sensu da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Hospital Albert Einstein, São Paulo/SP
  • Especialista em Ortopedia Multiprofissional pela Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Hospital Albert Einstein, São Paulo/SP
  • Bacharel em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista, campus Rio Claro/SP

Atuação Profissional

Em 2020 passei a atuar no digital com Mentoria para profissionais sobre prescrição do exercício físico nos casos de doenças e lesões musculoesqueléticas, Consultoria de atividades físicas, além de cursos e palestras nesta área.

• (2015 - atual) Professora convidada da Pós-Graduação em Ortopedia Multiprofissional. Hospital Israelita Albert Einstein;

• (2014 - 2020) Exercício físico personalizado para pessoas com diagnóstico de doenças e lesões musculoesqueléticas. Clínica CM funcional, Rio Claro/SP;

• (2014) Estágio observacional na preparação física do Instituto Vita, São Paulo/SP;

• (2011 - 2014) Instrutora e Coordenadora do Pilates. Academia IN 49, Rio Claro/SP.

Algumas palestras, cursos e aulas que tive o prazer de ministrar dentro do grande tema das atividades físicas e lesões ortopédicas e também os Congressos da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte (SBRATE) onde apresentei pesquisas durante meu Mestrado no Hospital Albert Einstein.